ASSIM VAI O BAIRRO
Aqui poderá encontrar informação actualizada sobre questões de interesse para o Bairro de Nova Oeiras e seus Moradores.
2014.07.24_"AS TORRES DE NOVA OEIRAS COM AS CORES ORIGINAIS”
Estão em pleno curso, por iniciativa dos condóminos respectivos, obras de manutenção em várias das seis torres que integram o Bairro de Nova Oeiras, onde tem sido possível, seguido o regulamento aprovado do "Bairro Residencial de NO", e com acompanhamento pelo GALNOV, restaurar cuidadosamente os sistemas de cores originais dessas edificações, e assim muito valorizar a paisagem arquitectónica e urbana do nosso bairro.
De facto, à semelhança das torres H (desde 2007) e I (desde o início, cerca de 1970), que já apresentavam esses sistemas de cores originais, a torre E recebeu essas obras entre Maio e Julho, e a torre D está presentemente a receber as mesmas obras, seguindo escrupulosamente o "modelo" da torre E.
Do mesmo modo, a torre F irá, ao que sabemos, dar em breve início a obras análogas, para o que o GALNOV deu já as indicações e desenhos para se seguirem nela os exactos modelos das torres E e D. Assim, e aproveitando as sucessivas oportunidades criadas, o bairro ficará apenas com uma das suas torres ainda cromaticamente desvirtuada (torre G), o que certamente a curto ou médio prazo será corrigido.
O GALNOV e a AMNO congratulam-se pelas sucessivas obras, e pelo cuidado posto pelos responsáveis de cada torre em seguir os sistemas de cores originais nos restauros das fachadas - que contribui de forma eficaz para a requalificação geral do ambiente urbano do bairro."
Nota : A AMNO publica o texto da autoria e da responsabilidade do GALNOV.
2014.05.07_CÃES EM NOVA OEIRAS
A AMNO tem enfrentado várias reclamações de moradores e escolas por causa dos dejetos dos cães nos espaços relvados. Efectivamente há cada vez mais crianças a utilizar os relvados de Nova Oeiras, incluindo as provenientes das escolas do bairro. Um bom sinal de renovação etária que importa incentivar.
A AMNO acha saudável e desejável a interação entre os cães e os moradores, nomeadamente os mais novos.
A situação dos dejetos animais nesses espaços foi já por mais de uma vez objeto de preocupação e foram feitas tentativas diversas de sensibilização (chegou a haver depósitos com sacos de plástico em diversos locais, como se lembrarão). Infelizmente a situação manteve-se e os sacos desapareciam, por sistema, para finalidades menos adequadas. Não temos dúvidas que há pessoas que sempre tiveram esse cuidado. Infelizmente não são a generalidade.
Acresce que Nova Oeiras tem inúmeros espaços verdes (nomeadamente, todo o “bosque” que rodeia a Alameda), espaços esses que podem ser aproveitados para passear com os cães e onde os dejetos não são um problema de maior.
Face a esta situação, a AMNO consultou a CMO e foram sinalizados 5 espaços relvados (são eles o lado nascente e as traseiras da Igreja, a zona em frente do lago, os dois relvados entre os blocos A, B e B, C). Todas as outras zonas da Alameda não estão afectadas por esta limitação.
A nossa preocupação foi (e sempre será) evitar a conspurcação desses espaços, nomeadamente para as crianças. Não está em causa o convívio com os animais. Basta(ria) que os respectivos “donos” acautelem a situação. É esse o sentido da presente sinalização: alertar para a necessidade de comportamentos cívicos adequados nos locais referenciados. Fazemos notar que esta sinalização (podendo não ser a mais adequada ao que se pretende), é a única que os Serviços Municipalizados têm presentemente.
Esta situação foi referida e comunicada aos sócios da AMNO na nossa newsletter Expresso Nova Oeiras, nº20.
O que diz a lei :
Decreto-Lei nº 314/2003 de 17 de Dezembro (clicar para abrir o decreto-lei)
Artigo 7º
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 — No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.
4 — As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo.
De acordo com o Regulamento Municipal de Resíduos Sólidos, aprovado pela Ass. Munipal de Oeiras, em 17/7/2001, diz o artigo 22:
ARTIGO 22º Dejectos de animais
1. Os donos ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejectos produzidos pelos seus animais quando passeiem com eles nos espaços públicos, com excepção dos de cães acompanhantes de cegos.
2. Os dejectos dos animais referidos no número anterior devem ser devidamente acondicionados, de forma hermética, de modo a evitar insalubridades e a conspurcação dos locais de depósito ou recipientes existentes na via pública, nomeadamente contentores e papeleiras.
E, de acordo com o artª 30, nº 4, g), a coima é de 24,94 € a 1870,49€.
2013.06.07_MEDALHA DE MÉRITO CMO
A Câmara Municipal de Oeiras condecorou a AMNO com a Medalha Municipal de Mérito - Grau Cobre.
DIPLOMA_MEDALHA DE MÉRITO CMO
2013.05.28_GALERIAS COBERTAS
Em 2004 foi levada a cabo uma obra de restauro e substituição das iluminarias no átrio comercial, fazemos notar que aproximadamente dois anos após esta obra, começaram a surgir sinais de deterioração nas coberturas, em virtude de não ter sido levada a cabo a impermeabilização das mesmas.
GALERIAS COBERTAS_NOVO EMAIL
2013.05.23_ENCERRAMENTO ESTAÇÃO DE CORREIO
A Associação de Moradores de Nova Oeiras (AMNO) solicitou aos CTT informações relativas ao encerramento da Estação de Correio de Santo António.
CARTA ENVIADA AOS CTT
2013.05.23_PARQUES TEJO
CARTA ENVIADA À CMO SOBRE ESTACIONAMENTO
CMO _INFORMAÇÃO SOBRE PARQUEAMENTO EM NO
ANEXOS_ESTACIONAMENTO
2013.04.17_REGULAMENTO FEIRAS DE RUA
A AMNO definiu um regulamento para as feiras de rua, no âmbito do programa ‘Nova
Oeiras Acontece’ a realizar no ano de 2013, nos dias 12 de Maio, 6 de Outubro e 15
de Dezembro. (ver link)
REGULAMENTO FEIRAS DE RUA
2012.11.08_PARCERIA AMNO / CETO
A AMNO celebrou uma parceria com o Ginásio Palmeiras (localizado no CETO – Club Escola de Ténis de Oeiras ), dando ao Sócios a possibilidade de preservar e melhorar a sua qualidade de vida através da prática desportiva, mediante o acesso a um pacote de condições de utilização e de preço a eles exclusivamente destinadas.
2012.10.27_GALERIAS COBERTAS
Em 2004 foi levada a cabo uma obra de restauro e substituição das iluminarias no átrio comercial, fazemos notar que aproximadamente dois anos após esta obra, começaram a surgir sinais de deterioração nas coberturas, em virtude de não ter sido levada a cabo a impermeabilização das mesmas.
GALERIAS COBERTAS_EMAIL
GALERIAS COBERTAS_CARTA
GALERIAS COBERTAS_INFORMAÇÃO SOBRE REPARAÇÃO
2012.10.11_ESCARAVELHO VERMELHO NAS PALMEIRAS DAS CANÁRIAS
A Associação de Moradores de Nova Oeiras (AMNO) solicitou à DEV informações relativas á praga do escaravelho vermelho nas Palmeiras das Canárias, tamareira e de leque, mais concretamente o que a CMO tem previsto para combater a praga, desde a detecção, tratamento, abate e remoção.
ESCARAVELHO VERMELHO_BROCHURA
ESCARAVELHO VERMELHO_INFORMAÇÃO
ESCARAVELHO VERMELHO_CARTA
2012.06.15_GINÁSIO AO AR LIVRE_ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2013
No âmbito do Orçamento Participativo para 2013 (iniciativa da CMO que pretende eleger propostas de munícipes para integração no orçamento camarário) houve
duas propostas apresentadas por residentes em Nova Oeiras que foram votadas e
discutidas numa primeira reunião de análise que se realizou em 22 de Junho. Uma
dessas propostas – Ginásio ao Ar Livre em Nova Oeiras – passou a uma segunda fase
de análise de viabilidade técnica, tendo sido sujeita a nova votação online entre 1 e 21 de Outubro e ficado em 10º lugar entre as 23 propostas a concurso. Trata-se de uma proposta que pretende implementar um conjunto de
equipamentos de ginástica, no espaço entre o Bloco A e a Torre I, complementando o
circuito de jogging que percorre a Alameda Conde de Oeiras.
GINÁSIO AO AR LIVRE_INFORMAÇÃO SOBRE INSTALAÇÃO
SITE DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE OEIRAS
2012.06.03_ PARQUES TEJO - PARQUEAMENTO DE OEIRAS E.E.M.
PARQUES TEJO _INFORMAÇÃO SOBRE PARQUEAMENTO EM NO
|